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A crise no fornecimento de energia em São
Paulo, desde o dia 11 deste mês, reacendeu a
preocupação sobre a preparação de Petrópoli para os temporais típicos da primavera e do
verão. Representantes dos setores da economia da cidade estão cobrando da Enel Distribuição Rio um plano de prevenção, que inclua podas de árvores e reforço nas equipes, para evitar que situações semelhantes ocorram em Petrópolis.
Em fevereiro e novembro do ano passado,
diversas áreas da cidade ficaram dias sem luz,
que levou o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) a entrar com duas ações civis públicas contra a Enel. A 4a Vara Cível de Petrópolis chegou a determinar várias medidas à concessionária, mas elas foram anuladas após recurso no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), em maio.
O comércio é um dos setores mais prejudicados pelos temporais. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) lembrou que o temporal com ventos fortes, em novembro de 2023, afetou mais de 50 mil ligações, entre comerciais e residenciais, em várias partes da cidade, mostrando a ineficácia do plano de poda e da ampliação das equipes.
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sicomércio), Marcelo Fiorini, destacou que o Poder Público precisa estar atento e agir durante todo o ano, pois o trabalho de prevenção é contínuo. Também ressaltou a importância das podas preventivas.
“Esperamos que nada ocorra neste ano, mas
estamos atentos e sempre cobrando do poder
público e das empresas concessionárias de
serviços uma atuação eficaz. No que diz respeito à falta de energia, esperamos que um plano de emergência já esteja em vigor para evitar prejuízos ao comércio de Petrópolis em caso de chuvas fortes neste verão”, afirmou Marcelo Fiorini, presidente do Sicomércio Petrópolis.
O presidente da CDL, Cláudio Mohamed, também acompanha as ações da Enel e considera a prevenção essencial. “Estamos acompanhando a atuação da Enel, que iniciou um programa de prevenção no início deste ano, de forma mais ampla e frequente, e temos nos manifestado junto à concessionária sobre as operações emergenciais. A prevenção, considerando as características da cidade, é fundamental, assim como um plano de emergência”, explicou Mohamed.
Itaipava, um dos distritos mais afetados pela
falta de energia após os temporais do ano
passado, também sofre com a situação.
movimento Unidos Por |taipava (Unita) está
oficiando a Enel, para cobrar um plano
emergencial para enfrentar os temporais.
“O Unidos Por ltaipava surgiu recentemente,
motivado pelo desejo dos empresários por
melhorias no distrito. 0 fornecimento de energia elétrica é essencial para o funcionamento adequado das empresas, assim como a conectividade e outros serviços. Os apagões no verão prejudicam diretamente os negócios, especialmente bares, restaurantes e hotéis, que são importantes para o turismo, além de causar perdas de produtos perecíveis e comprometer o
atendimento aos hóspedes. A falta de uma
resposta rápida também coloca em risco a
segurança dos moradores”, afirmou o presidente do Unita, Alexandre Plantz
Em fevereiro deste ano, o juiz da 4 Vara Cível,
Jorge Martins Alves, determinou que a Enel
tomasse uma série de medidas para evitar novos problemas de fornecimento de energia. Entre elas, estava a elaboração e execução de um plano de contingência específico para Petrópolis, já que, em audiência, a concessionária informou que o planejamento era feito para toda a região.
0 juiz também exigiu que a central de operações de Petrópolis tivesse autonomia para realizar manobras nos circuitos elétricos, permitindo manutenções e reparos. A Enel havia informado que seus funcionários precisavam de autorização da central principal para agir. Além disso, a empresa deveria reforçar o número de equipes e veículos, além de realizar ações
preventivas, como podas de árvores e
manutenção de transformadores.
A Justiça local também decidiu que a Enel
deveria melhorar o atendimento telefônico (“call center”) e criar uma estratégia para melhorar a comunicação com os consumidores. Foi determinado que um funcionário da Enel trabalhasse presencialmente no Centro Integrado Municipal de Operações (CIMOP) entre
outubro e março.
O magistrado também estabeleceu multas entre R$ 10 mil e R$ 100 mil para casos de
descumprimento e solicitou dados sobre a
operação da Enel no verão passado, buscando
entender as causas dos problemas
No entanto, em maio, todas as medidas foram
anuladas pela 1a Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) em atendimento a um recurso da Enel. O relator do caso, Henrique Carlos de Andrade Figueira, entendeu que as determinações interferiam nas competências da União – que é responsável pela concessão e fiscalização do setor elétrico – e também na administração da empresa. Esse entendimento foi seguido pelos demais
desembargadores.
“A decisão agravada desrespeita o princípio da razoabilidade ao impor medidas e multas
excessivas, interferindo indevidamente em outra esfera de Poder, afastando o requisito
necessário da plausibilidade do direito alegado”, concluiu o relator.
Em nota, a Enel Rio informou que tem ampliado os investimentos, “com foco na modernização da rede e melhoria permanente do serviço prestado”. Segundo a empresa, a distribuidora investiu mais de R$ 5,9 bilhões nos 66 municípios atendidos no Estado. A Enel ainda afirma que a duração média das interrupções para os clientes na Região Serrana caiu 63% entre agosto de 201 5 e agosto de 2024.
A Prefeitura de Petrópolis também foi procurada para esclarecer sobre as podas preventivas e se a Enel indicou um representante para o CIMOP: O município informou que, nos últimos dois anos e
meio, intensificou os trabalhos de podas
preventivas e corretivas de árvores. Em 2022,
foram 340 localidades atendidas, aumentando
para 350 em 2023 e, até outubro deste ano,
ficando em 273.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), responsável pela fiscalização, e o Ministério de Minas e Energia (MME) também foram contatados, mas não responderam até a última atualização.
“A Enel Rio informa que tem ampliado os
investimentos em sua área de concessão com
foco na modernização da rede e melhoria
permanente da qualidade do serviço prestado.
Nos últimos seis anos (2018-2023), a
distribuidora investiu ao todo mais de R$ 5,9
bilhões nos 66 municípios atendidos pela
empresa no Estado. Em Petrópolis, os
investimentos resultaram na melhoria expressiva dos indicadores de qualidade do serviço. Para se ter uma ideia, a duração média das interrupções de energia para os clientes atendidos pela Enel na Região Serrana caiu 63% entre agosto de 2015 e
agosto de 2024.
Para seguir melhorando a qualidade do
fornecimento e tornar as redes mais resilientes para enfrentar os períodos de Verão e as consequências das mudanças climáticas, a Enel Rio está investindo R$ 3,5 bilhões no Estado entre 2024 e 2026, um aumento de cerca de 18% em relação à média anual de investimento dos últimos seis anos.
Em Petrópolis, reforçamos para o periodo de
verão as equipes de emergência em 100%,
podendo, em um dia de contingência, chegar a quatros vezes os recursos de um dia normal.
Além disso, já teve início a contratação de
equipes parceiras e de eletricistas próprios. Entre janeiro e setembro deste ano, a distribuidora aumentou em 80% volume de serviços de manutenção. A empresa também está ampliando a adoção de novas tecnologias, como a instalação de equipamentos para gestão remota
da rede, e instalando novas redes de média
tensão, entre outras ações.
Com relação especificamente às podas, a
empresa realizou apenas este ano (de janeiro a setembro) mais de 27 mil podas de árvores em Petrópolis. A estimativa é encerrar o ano de 2024 com um volume de podas 50% superior ao realizado em 2023. A empresa tem atuado em sinergia com as autoridades locais e registrou avanços na parceria com a COMDEP com ações realizadas em conjunto em bairros como Cascatinha, Bonsucesso, Nogueira, Duarte da Silveira, Secretário, Brejal e ltaipava.
A Enel Rio ressalta que possui um plano
operacional para eventuais contingências e que criou um protocolo para um reforço ainda maior de equipes de emergência em casos de eventos climáticos extremos. Além do aumento da capacidade de resposta do Centro de Operações, que agiliza o despacho das equipes em campo, hà também o reforço nos canais de atendimento, que têm estrutura dimensionada para cada situação.
O plano de contingência da Enel Rio
envolve um processo estruturado de
categorização das ocorrências, com definição de escala de prioridade, permitindo que casos mais sensíveis recebam atendimento prioritário, como hospitais, clientes eletrodependentes cadastrados no sistema e outros serviços essenciais. O plano de ação da Enel Rio para situações de emergência também prevê o aumento da capacidade dos canais de atendimento disponíveis aos clientes, como o Call Center. A Enel adotou um sistema de alerta prévio alinhado com a Defesa Civil e envia mensagens para manter os clientes informados sobre possíveis questões climáticas e emergenciais aos
clientes. Em caso de interrupções no
fornecimento de energia, a empresa compartilha informações sobre a atuação para a normalização do serviço.”
“A Prefeitura informa que, nos últimos dois anos e meio, intensificou os trabalhos de podas preventivas e corretivas das árvores no município.
Em 2022, o serviço foi realizado em 340
localidades, aumentando para 350 em 2023. Até outubro de 2024, foram efetuadas podas em 273 localidades.
A ação tem como objetivo prevenir o risco de
queda, preservar a cobertura arbórea da cidade, além de manter as vias limpas e seguras para o tráfego de pedestres e veiculos.
As equipes da Comdep também atuam em
situações de emergência, como queda de árvores e galhos.
Nas situações em que as árvores estão afetando a rede eletrica, a responsabilidade pela manutenção e poda é da concessionária de energia. A Comdep atua apenas prestando apoio e auxílio à concessionária Enel.
No caso de árvores em terrenos privados, a
respon sabilidade pela poda é do proprietário.”
Com informações da Tribuna de Petrópolis
Written by: admin
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