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O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho e Renda (Setrab), firmou parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) nesta terça-feira (08/07) para facilitar o acesso da população a serviços previdenciários e assistenciais. A iniciativa visa oferecer atendimentos mais rápidos, eficientes e acessíveis aos cidadãos fluminenses que buscam benefícios assistenciais ao idoso e à pessoa com deficiência, a pessoas com microcefalia, aposentadoria, pensão, salário-maternidade, seguro-desemprego para pescador artesanal, Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) e cópia de processo, entre outros.
– Ao integrar os serviços previdenciários e assistenciais à estrutura da Secretaria de Trabalho e Renda, conseguimos diminuir barreiras, agilizar o atendimento e garantir mais dignidade a quem mais precisa. Nosso compromisso é continuar trabalhando para aproximar o Estado das pessoas, principalmente das mais vulneráveis, com soluções práticas e eficientes – afirmou o secretário de Estado de Trabalho e Renda, Felipinho Ravis.
Os atendimentos serão realizados no posto NEAD da Rua do Lavradio, 42, no Centro do Rio de Janeiro, das 9h às 16h, mediante comparecimento presencial. Para garantir a qualidade do serviço, os funcionários responsáveis pelo atendimento foram capacitados por técnicos do INSS, que forneceram treinamento especializado para a elaboração de requerimentos de diversos benefícios. Assim, quem procurar o polo de atendimento contará com profissionais preparados para orientar e ajudar de forma clara e segura.
Para facilitar o acesso dos usuários aos serviços, que incluem a prestação de informações, orientações e instruções, além da preparação de requerimentos de benefícios previdenciários e assistenciais, foi montado um plano de trabalho com diretrizes para a execução do Acordo de Cooperação Técnica entre a Setrab e o INSS. Serão utilizados sistemas eletrônicos específicos, disponibilizados pelo INSS para análise posterior pela autarquia, que reconhecerá ou não o direito ao benefício.
O objetivo é promover eficiência, economicidade e acessibilidade, especialmente para quem está à margem da transformação digital ou em locais de difícil acesso aos serviços do INSS. A expectativa é que, mensalmente, sejam realizados requerimentos que aumentem a proteção social, com pelo menos 80% deles corretamente instruídos, ou seja, sem necessidade de complementação. Além disso, pelo menos 80% dos atendimentos monitorados devem atender aos critérios de qualidade estabelecidos.
A superintendente Regional Sudeste do INSS, Fabiane Azevedo, ressaltou a importância da parceria com o Estado:
– O digital facilitou muito a vida de muitas pessoas, mas ainda é importante que aqueles que, ainda não estão tão familiarizados com a tecnologia, tenham uma opção de atendimento presencial. Tenho certeza que a Secretaria de Trabalho e Renda vai fazer com excelência esse papel – destacou a superintendente.
Com informações do Governo do Estado do RJ
Written by: admin
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