Notícias

Trump promete ‘novo Oriente Médio’ e recebe elogios de Israel

today13/10/2025 8

Background
share close

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou, em discurso no parlamento de Israel, que, depois de anos de guerra, a paz finalmente “reinará em um novo Oriente Médio”. O discurso ocorre nesta segunda-feira, 13, após todos os reféns israelenses terem sido libertados pelo Hamas.

“É o fim de uma era de terror, é o começo de uma harmonia duradoura para Israel e todas as nações em uma região que será próspera. É um novo Oriente Médio”, disse ele hoje, acrescentando que será uma “era de ouro” para a região.

Trump ainda comentou que Israel venceu tudo o que pode ser conquistado pela força das armas e agradeceu ao enviado especial dos EUA para o Oriente Médio, Steve Witkoff, bem como ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que ele descreveu como “um homem brilhante”.

No início do discurso, Trump chegou a ser interrompido por manifestantes, que foram retirados do parlamento. Ele também enfatizou que o enclave será imediatamente desmilitarizado e o Hamas, desarmado.

De acordo com Trump, os EUA dispõem das melhoras armas do mundo “e demos muitas delas a Israel”.

O republicano enfatizou que vai resolver também a guerra entre a Rússia e Ucrânia e que sua administração está ajudando o governo libanês a desarmar o Hezbollah. “Minha personalidade é toda voltada para acabar com guerras; parece funcionar,” pontuou.

Durante o discurso, Trump também pediu ao povo palestino para se distanciar do “terrorismo e da violência” após o cessar-fogo entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza.

“A escolha para os palestinos não poderia ser mais clara”, disse ele em discurso perante o Parlamento israelense. “É a oportunidade deles de se afastar para sempre do caminho do terrorismo e da violência”.

Irã

O presidente dos Estados Unidos disse que deseja chegar a um acordo de paz com Teerã e está pronto para fazê-lo quando os iranianos estiverem prontos.

Em um discurso perante o Parlamento israelense, Trump abordou os ataques conjuntos dos EUA e de Israel às principais instalações nucleares da República Islâmica no início deste ano.

“Eles sofreram um grande golpe, não é? (…) Eles sofreram de um lado, do outro, e sabem de uma coisa? Seria ótimo se pudéssemos chegar a um acordo de paz com eles”, disse Trump aos parlamentares israelenses.

“Vocês ficariam felizes com isso? Seria ótimo, eu acho. Porque acho que eles querem”, afirmou. “Estamos prontos quando vocês estiverem”, disse o americano, dirigindo-se ao Irã.

Netanyahu

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, declarou que “nenhum presidente dos EUA fez tanto por Israel quanto Trump” e que a proposta de paz do republicano cumpre todos os objetivos de Israel para a paz.

“O Hamas entende que o ataque contra Israel foi um grave erro e esta é a base para uma boa paz: paz através da força”, disse Netanyahu ao Parlamento israelense.

Na ocasião, o presidente do parlamento, Amir Ohana, pediu que todos os presidentes de Câmaras e Parlamentos ao redor do mundo endossem a candidatura de Trump para o prêmio Nobel da Paz. “Trump, você é a epítome da paz. Jamais alguém chegou perto de fazer tanto quanto você pela causa”, afirmou.

Com informações do Estadão e da AFP

Written by: admin

Rate it

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *