Notícias

Operação do GAECO prende 18 acusados de integrar o Comando Vermelho em Teresópolis

today16/09/2025 107 1

Background
share close

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (GAECO/MPRJ) deflagrou, nesta terça-feira (16), a Operação Toronto, com o objetivo de cumprir 22 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra integrantes da facção Comando Vermelho que atuam em Teresópolis, na Região Serrana do Rio.

A ação, realizada em parceria com a Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) e Departamento Penitenciário Nacional (Depen), resultou na prisão de 18 suspeitos. Segundo o Ministério Público, 16 foram presos com base em mandados judiciais e outros dois foram detidos em flagrante.

As investigações apontam que o grupo criminoso exercia influência sobre comunidades dos bairros Paineiras, Fonte Santa e Quinta Lebrão, adotando práticas como o domínio territorial, intimidação de moradores e o uso de violência para consolidar o controle da facção na cidade.

A operação também visou o cumprimento de mandados em unidades prisionais do estado, onde seis dos denunciados já se encontravam detidos. Um dos alvos principais é Carlos Eduardo Santos da Silva, apontado como uma das lideranças do Comando Vermelho no interior do estado. A pedido do GAECO/MPRJ, ele será transferido para o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), no presídio de segurança máxima Bangu 1, na capital fluminense.

Os 22 denunciados respondem por tráfico de drogas, associação para o tráfico e envolvimento de adolescentes na atividade criminosa. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Criminal de Teresópolis.

Com informações do Portal Giro

Written by: admin

Rate it

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *