BIG Newsletter
Quer receber em primeira mão tudo o que a BIG FM vai publicar no site? Se inscreva agora!
Listeners:
Top listeners:
Rádio BIG FM Tudo o que você gosta!
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, prometeu retaliar após o Irã Teerã realizar um ataque com cerca de 200 mísseis na noite desta terça-feira (tarde no Brasil). Em um vídeo, o premier afirmou que a nação persa “cometeu um grande erro” e que “pagará por ele”.
— O regime do Irã não entende nossa determinação de nos defendermos e de retaliarmos nossos inimigos — afirmou Netanyahu, que no dia anterior fez um discurso ameaçador ao afirmar que o povo iraniano estará livre “mais cedo do que se imagina”. — O Irã não aprendeu uma lição simples: aqueles que atacam o Estado de Israel pagam um preço alto.
A promessa de uma represália foi feita mais cedo também pelo principal porta-voz das Forças Armadas de Israel, o contra-almirante Daniel Hagari, que afirmou que haverá consequência para os disparos.
— Estamos em alerta máximo nos sistemas de defesa e ataque, e protegeremos os cidadãos de Israel — afirmou Hagari, acrescentando: — Este disparo [de mísseis] terá consequências. Temos planos e agiremos na hora e no local que escolhermos.
Sirenes de alerta foram disparadas em Tel Aviv, Jerusalém e várias regiões do país, e os sistemas de defesa antiaéreos foram acionados. Há ao menos um relato de um impacto direto de projétil em um prédio no norte de Tel Aviv, segundo a imprensa israelense. A Guarda Revolucionária iraniana confirmou a autoria do ataque e anunciou que novos disparos serão realizados caso Israel decida retaliar a ofensiva. O Conselho de Segurança da ONU marcou uma reunião para quarta-feira para discutir o ataque iraniano.
Mais cedo, em um pronunciamento à nação, Hagari disse que todos os sistemas de defesa do país estavam de prontidão para interceptar os disparos. Ele, contudo, pediu atenção à população civil, afirmando que o sistema não garante que 100% dos projéteis serão abatidos.
— O sistema de defesa aérea está totalmente operacional, detectando e interceptando ameaças onde for necessário. No entanto, a defesa não é hermética e, por isso, é essencial seguir as instruções do Comando da Frente Interna. Vocês podem ouvir explosões, que podem ser resultado de interceptações ou impactos. Devido à variedade de ameaças, alarmes podem ser acionados em áreas amplas — afirmou Hagari.
O jornal israelense Haaretz informou que ao menos um prédio no norte de Tel Aviv foi atingido por um disparo direto, enquanto o Exército israelense comunicou que alguns dos artefatos disparados pelo Irã não foram alcançados pelo sistema de defesa, com impactos confirmados no centro e no sul do país. A imprensa palestina noticiou a morte de um homem na vila de Nu’eima, perto de Jericó, na Cisjordânia.
O governador de Jericó, na Cisjordânia, Hussein Hamayel, e uma fonte de Defesa israelense citada pelo Haaretz afirmam que um palestino morreu quando um projétil caiu durante o ataque iraniano. O homem, originalmente de Gaza, segundo Hamayel, teria sido morto por estilhaços.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ordenou ao Exército que “ajude Israel a se defender” contra o ataque iraniano e a “abater os mísseis”, informou a Casa Branca. Biden e a vice-presidente Kamala Harris, candidata democrata às eleições presidenciais de novembro, acompanharam o ataque a partir da sala de crise da Casa Branca.
Com informações do Jornal O Globo
Escrito por admin
Quer receber em primeira mão tudo o que a BIG FM vai publicar no site? Se inscreva agora!
Registrado para Rádio BIG FM - Tudo o que você gosta! 2015/2024.
Comentários da publicação (0)