Notícias

Operação do GAECO prende 18 acusados de integrar o Comando Vermelho em Teresópolis

today16/09/2025 166 1

Fundo
share close

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (GAECO/MPRJ) deflagrou, nesta terça-feira (16), a Operação Toronto, com o objetivo de cumprir 22 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra integrantes da facção Comando Vermelho que atuam em Teresópolis, na Região Serrana do Rio.

A ação, realizada em parceria com a Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) e Departamento Penitenciário Nacional (Depen), resultou na prisão de 18 suspeitos. Segundo o Ministério Público, 16 foram presos com base em mandados judiciais e outros dois foram detidos em flagrante.

As investigações apontam que o grupo criminoso exercia influência sobre comunidades dos bairros Paineiras, Fonte Santa e Quinta Lebrão, adotando práticas como o domínio territorial, intimidação de moradores e o uso de violência para consolidar o controle da facção na cidade.

A operação também visou o cumprimento de mandados em unidades prisionais do estado, onde seis dos denunciados já se encontravam detidos. Um dos alvos principais é Carlos Eduardo Santos da Silva, apontado como uma das lideranças do Comando Vermelho no interior do estado. A pedido do GAECO/MPRJ, ele será transferido para o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), no presídio de segurança máxima Bangu 1, na capital fluminense.

Os 22 denunciados respondem por tráfico de drogas, associação para o tráfico e envolvimento de adolescentes na atividade criminosa. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Criminal de Teresópolis.

Com informações do Portal Giro

Escrito por Equipe BIG FM

Rate it

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *